top of page
  • Writer's pictureTony Da Costa

A Diferença entre Emoção, Sentimento e Estado (I/II)

Se você estiver a procura de compreensão dos seus sentimentos, em pleno desenvolvimento pessoal ou em uma vivência de chamas gêmeas, o artigo que lhe ofereço hoje é absolutamente vital para o desenvolvimento do auto-conhecimento.


Todos os indivíduos são constituídos de quatro consciências claramente distintas. Com isso, queremos dizer que o ser humano (homem ou mulher) existe antes de tudo em um corpo físico que lhe permite experimentar várias coisas.


Desde o nascimento, o seu corpo lhe indica percepções precisas através dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato. Esses sentidos estão intensamente conectados ao corpo e é impossível negar a existência deles. Perceber esses sentimentos puramente físicos, portanto, nos indica a primeira consciência, aquela que nomeamos de “consciência corporal ou física”.


A compreensão dessas sensações nos permite descobrir a segunda consciência responsável pela analise dos nossos sentidos e experiência da vida, nomeadamente, a “consciência intelectual”.


Além desses sentidos físicos, existem outras percepções mais sûtes que muitos desconhecem. Neste artigo, falaremos sobre as percepções não físicas, localizadas na “consciência emocional”.


Existem três tipos de percepções da “consciência emocional” e os detalharemos juntos.


Primeiramente, temos as emoções, em seguida os sentimentos e, finalmente, os estados.

A grande maioria das pessoas desconhecem completamente as especificações de cada tipo e o Movimento Nova Era atual tende a confundir os três.

Vamos juntos então esclarecer cada um deles…


emoções, sentimentos e estados

O que é uma emoção?


Uma emoção é uma sensação não física, aguda e visível no rosto.

Aqui não estamos falando de maneira alguma a respeito dos cinco sentidos físicos, mas sim das cinco emoções ditas fundamentais: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojo e Medo.


Por “agudo”, queremos dizer que uma emoção é repentina, sem possibilidade de ser prevista. Ela é passageira; não dura a médio nem a longo prazo. Ela existe unicamente no momento presente ou a curto prazo.


Vamos dar um exemplo como referência à nossa demonstração: Sua melhor amiga lhe anuncia o início de sua gravidez. Você provavelmente sentirá a alegria lhe invadir e, em seguida, um sorriso aparecerá em seu rosto. O sorriso não durará uma hora, nem mesmo dez minutos.


Essa emoção vai então rapidamente desaparecer do rosto e se transformar em uma outra coisa, mas o quê?


Para ser continuado...

98 views
bottom of page